quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Móbile

                                              Mobile

Fizemos esse mobile para representar as 5 regiões do Brasil. Nós colocamos uma imagem para representar a situação de água de cada região do Brasil.
 Abaixo mostraremos um pouco sobre a situação de água destas regiões, sobre seu distribuimento e principalmente da sua hidrografia.

região norte - a região norte é a região com a maior distribuição de água. esta região também tem a maior bacia hidrográfica do mundo: a bacia amazônica. então por isso a principio não sofre muito com problemas da falta de água

região sul - na região sul temos uma distribuição de água que equivale a aproximadamente 1/3 da região centro-oeste. na região sul umas das principais utilização é para a energia hidráulica.

região sudeste - Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas como a bacia do leste, bacia do Paraná, bacia do são francisco e etc

região nordeste - a região nordeste é a com a menor distribuição de água do brasil, então por isso a com menos água e que tem mais chances de ter secas. algumas de suas bacias hidrográficas são: Bacia do São Francisco, Bacia do Parnaíba, Bacia do Atlântico Nordeste Oriental

região centro-oeste - esta região é drenada por muitos rios. elas tem a segunda maior distribuição de água no Brasil. algumas de suas bacias são: Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.

Fizemos esse mobile para representar as 5 regiões do Brasil. Nós colocamos uma imagem para representar a situação de água de cada região do Brasil.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Técnicas de economia de água

Nós haviamos criado algumas técnicas de economia de água. São técnicas bem simples, mas que fazem a diferença. As técnicas são:
  • colocar um balde de baixo do chuveiro para pegar a água enquanto ela esquenta
  • colocar um balde na chuva
  • desligar a torneira enquanto escova os dentes
  • desligar a torneira enquanto ensaboa as mãos
  • desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa
  • usar a água da chuva ou do chuveiro para limpar a calçada


A importância da Água

     Nosso planeta tem 70% da sua superfície coberta por água, mas apenas 3% é água doce e só temos acesso a 1%, porque os 2% estão em geleira e os outros 97% é água salgada. A água é extremamente importante para a vida, fora o fato de que nós a usamos para a fabricação de tudo.


Ela compõe 75%do nosso cérebro, regula a temperatura de nosso corpo, compõe 22% de nossos ossos, compõe 83% de nosso sangue, remove toxinas, amortece nossas juntas, ajuda a transportar nutrientes e oxigênio para as células, melhora o oxigênio para a respiração, ajuda a converter os alimentos em energia, protege e amortece seus órgãos vitais, ajuda na absorção dos nutrientes, compõe 75% dos músculos  e etc.



      A água também é usada para a fabricação de tudo, os setores que mais a usam são: pecuária, indústria e a agricultura.



     O ser humano usa a água para a agricultura, higiene, energia hidráulica, manutenção da saúde e etc.



     O ser humano é composto de em média 65% de água. Nós dependemos dela para viver.

Água

 

 reflexão: fizemos este trabalho com o objetivo de economizar água. a estratégia era colocar um balde na chuva para pegar água e usar ela pra limpar a calçada, lavar os carros e etc. porem para algumas pessoas a água vinha suja então caso você queira fazer em casa recomendamos que use uma tela de proteção para não cair sujeira na sua água.

Consumo e total de água

Mês
Consumo m³
Total
Setembro
32
176,82
outubro
110
810,2
novembro
149
406,21

 

Luz




reflexão: fizemos este trabalho com o objetivo de economizar luz. a nossa estratégia era: deixar apenas as luzes necessárias acesas, se sair de um cômodo e desligar a luz, não deixar aparelhos desnecessários conectados a tomada e etc. felizmente nossas estratégias deram certo então as recomendamos para você que quer ter uma economia.

consumo total de luz

Mês
 Consumo kwh
Total
setembro
1317,31
13770
outubro
1346,3
1398,6





segunda-feira, 16 de novembro de 2015

excesso de chuva causa transtornos também no abastecimento de água em algumas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Corsan, as estações de captação de Alvorada e Cachoeirinha estão alagadas e foram desligadas para não queimarem. Todos os bairros de Alvorada e Viamão e parte dos municípios de Cachoeirinha e Gravataí estão sem o serviço.
Região Metropolitana continua em alerta devido às enchentes
O restabelecimento depende da baixa do nível do rio Gravataí, responsável pela inundação das estações. A Companhia afirma que atenua o problema usando caminhões-pipa para abastecer escolas, creches, hospitais e postos de saúde dos bairros mais afetados. 
Em Taquara, um problema elétrico na captação também prejudica o abastecimento de água aos moradores da cidade. A fornecimento deve voltar ao normal no fim da tarde desta terça-feira.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre, a Comusa, de Novo Hamburgo e o Semae, de São Leopoldo, afirmam que não há registros de desabastecimento nessas cidades.

Veja os bairros afetados com as inundações das estações de captação:
Alvorada: todos os bairros.
Viamão: todos os bairros.
Gravataí: Morada do Vale I, II e III, Bairro Tom Jobim, Águas Claras, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Parque Garibaldino, Bom Sucesso e Planaltina.
Cachoeirinha: Vista Alegre, Anair, Marechal Rondon, Nova Cachoeirinha, Parque Espírito Santo, Fátima, Jardim do Bosque, Morada do Bosque, Betânia, Canarinho, Chácara das Rosas, Piacenza, Venezia, Firenze, Vicenza, Central Park, Túnel Verde, Santa Cruz, Parque da Matriz (zona alta), Bom Princípio, Vale do Sol, Colinas, Navegantes, Princesa Isabel e Monte Carlo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Corsan prevê normalização do abastecimento de água nesta sexta-feira na Região Metropolitana


A Corsan promete para esta sexta-feira a normalização gradativa do fornecimento de água em Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí. Estações de bombeamento estavam submersas e com a energia desligada, afetando mais de 600 mil pessoas desde segunda-feira. 

Em Alvorada, o diretor de abastecimento da companhia, Eduardo Barbosa de Carvalho, garantiu, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores, que, ao longo da tarde de sexta-feira, será restabelecido o trabalho na estação de bombeamento. A partir da noite, o serviço volta gradualmente na cidade, de acordo com Carvalho. A mesma previsão vale para Viamão. A água que invadiu a estação começou a ser drenada para poder secar e religar os motores. Nas duas cidades, mais de 410 mil pessoas estão sem água desde segunda-feira.

Como os moradores de Alvorada driblam a falta de água
Já para Cachoeirinha e Gravataí, a Corsan explica que está sendo finalizada uma obra que deve permitir a retomada do abastecimento no início da tarde de sexta-feira. Trata-se da interligação de duas adutoras junto à Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) de Cachoeirinha. Segundo a companhia, 215 mil moradores estão totalmente sem água ou sendo abastecidos em rodízio nas duas cidades.

Por que Porto Alegre não inundou com a chuvarada desta semana?
Mais de 200 mil moradores de Alvorada estão há quatro dias sem água
De acordo com a Defesa Civil do Estado, cerca de 53,5 mil pessoas foram atingidas pela chuva em 65 municípios gaúchos. Destes, 26 estão em situação de emergência coletiva. Mais de 1,7 mil pessoas estão em abrigos. Nos próximos dias, serão distribuídos 19,5 mil kits com alimentos, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, colchões e cobertores.

(fonte:http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/07/corsan-preve-normalizacao-do-abastecimento-de-agua-nesta-sexta-feira-na-regiao-metropolitana-4808692.html)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Just give us the amount of water that could have when he did not have to fall when we opened the tap! Not only pollutes the river, cause damage to life.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ligação para Corsan

Ligação para a Corsan

A Corsan informou que o fornecimento de água foi normalizado na tarde de quarta feira em três bairros de Viamão: centro jardim fiúza e jardim krahe. Os  outros 18 bairros da cidade segue com as torneiras secas. Essas localidades são abastecidas pela estação de tratamento (ETA) fiúza, que não está operando devido a problemas  de capitação do arrolho fiúza.
Desde Segunda-Feira não há abastecimento como em Viamão e alvorada assim como parte de Cachoeirinha e Gravataí. Nas quatro cidades afetadas caminhões pipa estão distribuindo água para população.
Na madrugada desta Tersa-Feira, não foi só chuva que castigou o município de Viamão. Moradores registrarão também, queda de granizo por volta das 4:00.
com a grande parte deles não conseguiu dormir na noite de Segunda para Terça.
a chuva obrigou que os moradores da vila augusta  mantiveram-se na mesma rotina: sofá em cima de cadeiras, eletrônicos desligados, alimentos dispostos em lugares mais altos.







Apresentação

Objetivo do blog 

Este blog tem como objetivo mostrar noticias sobre a falta de água  e enchentes que tivemos em Viamão. 
Foi um trabalho proposto  pelos professores de códigos e Linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.  

(aldeiatem.com)

O Que o governo esta fazendo

O que o governo esta fazendo ? 

Todos nós sabemos que o mundo esta na crise de água, mais a maioria de nós se pergunta: O que o governo está fazendo em relação a isso ? 
Nós ligamos para a prefeitura de Viamão para saber as providências que eles estavam tomando por essa crise e a nossa resposta foi que eles não estão tomando providências em relação essa crise.


A Falta de água em Viamão


Falta de água em Viamão

por que tanta chuva causa falta de água?

As estações de captação de Alvorada e Cachoeirinha permanecem inundadas, devido às fortes chuvas e a cheia do rio Gravataí. Por medida de segurança, os equipamentos seguem desligados para não queimarem. a situação esta afetando o abastecimento em todos os bairros de Alvorada, Viamão, partes de Cachoeirinha e Gravataí.



Quem Somos


                                    Quem somos

Nós somos estudantes do sexto ano do colégio Marista Graças. Estamos fazendo este trabalho de criar um blog sobre a água e ensinar como reutilizar água pois pretendemos mostrar imagens e reportagens sobre o assunto.

                                                         Nomes 

Luísa Fraga 
Lorenzo Pacheco
Luisa Cardoso
Lucas Gorziza
Matheus Peeters
Natã Olczyk